You are currently viewing OFTALGEST: Um Projeto à dimensão da Oftalmologia
20220301-001-revista-gestao-hospitalar-oftalgest

OFTALGEST: Um Projeto à dimensão da Oftalmologia

Imagine, por um minuto, que lhe é diagnosticada uma doença oftalmológica em estadio terminal, e que está na iminência de perder, de forma irreversível, a sua visão.

Imagine, por um minuto, que lhe é diagnosticada uma doença oftalmológica em estadio terminal, e que está na iminência de perder, de forma irreversível, a sua visão. Nesse preciso instante, o mundo tal como o conhece, desaba. Rapidamente perceberá que não pode manter o seu trabalho, que não será capaz de realizar sozinho tarefas tão simples como a sua higiene, e que não poderá continuar a cuidar da sua família, ou voltar a ver o rosto dos seus filhos. Será invadido por sentimentos de frustração, impotência e desespero. Começará a sentir que é um fardo para a sua família e que a sua vida deixou de fazer sentido. Assim é o medo da cegueira. Apontado em muitos estudos como sendo superior ao da amputação, ao do cancro, ou ao da própria morte.

20220301-002-revista-gestao-hospitalar-oftalgest

A oftalmologia lida frequentemente com a cegueira, com as suas angústias e com as suas consequências. A missão da oftalmologia é por isso muito mais do que preservar ou devolver a visão a um doente. É também devolver-lhe a sua autonomia enquanto cidadão, a sua dignidade enquanto ser humano, a sua identidade, e no limite devolver um significado para a sua existência.

Esta é a dimensão social da oftalmologia.

O OFTALGEST É MUITO MAIS DO QUE UMA REUNIÃO
SOBRE OFTALMOLOGIA. É UM PONTO DE PARTIDA
EM DIREÇÃO A UM NOVO SNS POR QUE TODOS ASPIRAMOS

Fonte: Revista Gestão Hospitalar n. 28

Pode ver a noticia na integra aqui: https://www.yumpu.com/pt/document/read/66902539/gestao-hospitalar-n-28-2022

Deixe uma resposta